CDB - Certificado de Depósito Bancário

O CDB pode ter remuneração pré-fixada ou pós fixada e possui prazo definido para o vencimento da operação, sendo permitido o resgate antecipado, condição que pode ser negociada entre o cliente e o banco.

Vantagens para você:

  • O valor aplicado no CDB é corrigido diariamente, o que garante ao cliente a rentabilidade acordada e acumulada até o momento do resgate;
  • O cliente conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que resguarda o cliente pessoa física ou jurídica garantindo o valor de até R$ 70.000,00 por CPF ou CNPJ, caso ocorra algum problema com a instituição financeira;
  • O imposto de renda é cobrado apenas no resgate e segue a tabela regressiva de IR, quanto maior o prazo de permanência do recurso aplicado menor será a alíquota do imposto.

Escolha a melhor forma de rentabilizar seu dinheiro, escolhendo a melhor modalidade:

CDB Pré-Fixado

Quando o cliente aplica em um CDB pré-fixado, ele saberá no momento da aplicação o rendimento que obterá até o vencimento da operação, pois a taxa de juros que remunera a aplicação é fixa para todo o período. Exemplo 12% para o período de 1 ano

CDB Pós-Fixado

No CDB Pós-Fixado a remuneração da aplicação é determinada pela variação do CDI (indexador apurado com base nas taxas praticadas nas operações entre os bancos). Normalmente a remuneração do CDB é dada em % do CDI. Exemplo 95% do CDI.

CDB Com Liquidez Diária

Destinado a clientes PF e PJ, que não possuam previsibilidade do seu fluxo de caixa ou que privilegiam a liquidez do recurso aplicado. Nessa modalidade o cliente pode resgatar a qualquer momento, entretanto a taxa oferecida nessa modalidade de aplicação pode ser menor em função da condição de liquidez diária. Prazo máximo da aplicação 1080 dias.

CDB com Prazo Fixo

Destinado a clientes PF e PJ, que possuam maior previsibilidade do seu fluxo de caixa e que podem abrir mão da rentabilidade caso efetuem o resgate antes do prazo acordado. O CDB poderá ser resgatado antes do prazo acordado, mas com 50% da rentabilidade estabelecida. O cliente deverá ser informado de maneira explicita na nota de operação a taxa que irá prevalecer caso efetue o resgate antes do prazo estabelecido. Prazo máximo da aplicação 1080 dias.

CDB Com Prazo Final

Destinado a clientes PF e PJ, que possuam grande previsibilidade do seu fluxo de caixa e que possam abrir mão da liquidez do recurso aplicado. Não haverá hipótese de resgate antecipado do recurso. Na negociação deverá ficar explicito para o cliente a impossibilidade de resgate antes do vencimento da operação. Em função da característica deste CDB que não permite o resgate antecipado a remuneração oferecida será a maior em relação as outras modalidades.