Sociedade & Meio Ambiente

É por meio de parcerias que o Tribanco, junto com suas ações, tem contribuído para um mundo melhor para todos.

 

IAMAR – Instituto Alair Martins

Em 2005 o SIM – Sistema Integrado Martins criou o Instituto Alair Martins (IAMAR), como instituição independente, responsável pela gestão do Investimento Social Privado do grupo.

O IAMAR é uma instituição de natureza sócio-ambiental, cultural e educacional, de Utilidade Pública Federal, constituída sob a forma de associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, fundado em 08 de junho de 2005, com o potencial de atuação no âmbito nacional, criado para atuar no campo da educação para o empreendedorismo, projetando no ambiente externo as crenças, princípios e valores que constituem o eixo estruturador do SIM – Sistema Integrado Martins.

 

Princípios

Compromisso com a ética da co-responsabilidade pelo todo compartilhada pelos três grandes setores da vida social: governo, mundo empresarial e terceiro setor; Adesão ao Paradigma do Desenvolvimento Humano em suas dimensões econômica, social, política, cultural e ambiental; Consideração da competência técnica como uma forma de compromisso ético e político com os destinatários de seus programas de ações.

Saiba mais sobre o IAMAR:

 

IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas

A parceria institucional com o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, contribui para a proteção de mais de cinco milhões de hectares de floresta tropical e de mais de 15 animais da nossa fauna, entre eles, a onça-pintada, a jaguatirica, o mico-leão-preto, o mico-leão de cara-preta e o peixe-boi, espécies ameaçadas de extinção.

A parceria está permitindo a formação de um fundo para que o IPÊ garanta sua sustentabilidade financeira. Esse fundo tem como objetivo dar o suporte necessário para a instituição desenvolver seus projetos de conservação socioambiental, se profissionalizando em todas as suas áreas de atuação internas e externas, inclusive estabelecendo metas de longo prazo.

Saiba mais sobre o IPÊ www.ipe.org.br/

 

Instituto Ethos

Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir os seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais justa e sustentável é a missão do Instituto Ethos, ao qual o Tribanco é associado, desde 2004.

Saiba mais sobre o Instituto Ethos www.ethos.org.br

 

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos

O Tribanco é associado à Febraban - Federação Brasileira de Bancos, a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. O objetivo da Federação é representar seus associados em todas as esferas – Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades representativas da sociedade – para o aperfeiçoamento do sistema normativo, a continuada melhoria da produção e a redução dos níveis de risco. Também busca concentrar esforços que favoreçam o crescente acesso da população em relação a produtos e serviços financeiros.

Saiba mais sobre a Febraban www.febraban.org.br

Reconhecimento

Ao longo dos anos, o Tribanco tem sido reconhecido pelo trabalho sustentável que vem realizando com todos os públicos em que se relaciona.


IFC - INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION

Nos últimos quatro anos, o Tribanco foi reconhecido pela instituição como modelo de negócio inclusivo, recebendo o prêmio ‘Leader in Inclusive Business’, que amplia o acesso a bens e serviços, ajudando no desenvolvimento do país, gerando renda e emprego. Esse reconhecimento reforça o nosso compromisso de integrar a sustentabilidade em todas as áreas de negócio. O presidente do Conselho de Administração do Tribanco, Juscelino Martins, foi destaque em 2012, no relatório intitulado ‘Being the Change: Inspiring the Next Generation of Inclusive Business Entrepreneurs’ , sendo entrevistado como um entre seis líderes da América Latina que desenvolveram modelos de negócios inovadores e bem-sucedidos que ampliam o acesso à bens, serviços e meios de subsistência, ao mesmo tempo em que geram um elevado retorno financeiro.

Comunicado de Copenhague

As empresas Tribanco são signatárias voluntárias do Comunicado de Copenhague desde 2009, assumindo o compromisso de redução de gases efeito estufa em suas operações, juntamente com mais 950 empresas de 60 países.