Esclarecimentos sobre o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central

O SCR – Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil é um banco de dados para registro e consulta de informações sobre operações de crédito contraídas, garantias outorgadas e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas.

A implementação deste sistema tem como finalidade:

• Prover o Banco Central do Brasil de informações que melhorem a capacidade de avaliação da carteira de crédito das instituições que concedem crédito, auxiliando na detecção e prevenção de crises no sistema bancário, e a proteção dos recursos depositados pelos cidadãos.
• Auxiliar as instituições financeiras na gestão de suas carteiras de crédito, através da mensuração dos riscos por meio da avaliação do nível de endividamento e capacidade de pagamento de seus clientes.
• Permitir aos clientes do Sistema Financeiro Nacional o acompanhamento das informações a respeito de suas operações de crédito perante as instituições financeiras.
• O acesso ao SCR pode ser feito pela supervisão do Banco Central do Brasil, pelas instituições financeiras participantes do sistema e pelos tomadores de empréstimos e financiamentos.

As informações são apresentadas somente com os dados consolidados dos clientes e não trazem detalhes da operação nem a identificação da instituição credora ou o nível de classificação de risco.

A consulta por parte das Instituições Financeiras, às informações de seus clientes constantes do SCR, depende de prévia autorização do cliente.

As pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, os dados de suas operações de crédito cadastradas no SCR.

Também podem obter relatório com informações detalhadas a seu respeito, diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público, mantidas pelo Banco Central.

Para obter mais esclarecimentos sobre o credenciamento, entre em contato com o Banco Central do Brasil em uma de suas unidades de atendimento, a Central de Atendimento ao Público0800 979 2345 ou através do site www.bcb.gov.br